Obras Atrasadas

Obras Atrasadas

Entrevista com o advogado Henrique Guimarães ao Balanço Geral com Raimundo Varela em 14/03/2012 –…

Entrevista com o advogado Henrique Guimarães ao Balanço Geral com Raimundo Varela em 14/03/2012 – Rede Record Tv Itapoan



Entrevista: Balanço Geral – Rede Record TV Itapoã


Assunto: Obras Atrasadas


Tempo total da entrevista: 03:15 minutos


Apresentador: Bom dia Louise Calegari. Onde você está Louise?


Repórter: Oi Varela, muito bom dia para você e todos que nos acompanham, estamos aqui na Ondina para falar de um tema que chegamos a falar neste tema na ultima sexta-feira, quando recebemos várias pessoas que tinham sido lesadas por empreendimentos que elas compraram e não foram entregues.


No caso empreendimentos que estão atrasados em 18 meses, para falar sobre este assunto a gente conversa agora com o doutor Henrique Guimarães, advogado especialista em direito do consumidor. Muito bom dia doutor, quando a pessoa deve buscar a ajuda da justiça, porque ficar em uma situação como esta de se preparar, juntar um dinheiro comprar um imóvel de repente não ter acesso a esta casa, o que ela deve fazer?


Henrique Guimarães: Bom dia Louise. No momento propício para o ajuizamento da ação, quando houver uma comprovação do atraso do empreendimento, seja uma correspondência, seja uma visita ao local da obra que esteja em desconformidade com o cronograma, que já dê um indicio suficiente que aquela obra irá atrasar, desde então o consumidor já faça uma ação pleiteando os seus ressarcimentos.


Repórter: No caso, por exemplo, estávamos conversando com algumas pessoas e muita gente estava pagando aluguel, estava deixando de receber estes valores por causa do atraso na entrega dos apartamentos, isto pode ser resolvido e a empresa tem que pagar o aluguel ou ressarcir de alguma maneira estas pessoas que estão sendo lesadas?


Henrique Guimarães: Sem sombra de duvidas Louise. Acontece que já é jurisprudência pacifica no Superior Tribunal de Justiça, ser devidos alugueis aos adquirentes de empreendimentos com obras atrasadas, por conta de que os mesmos estão sendo impedidos de, por exemplo, alugar a sua própria unidade e com isso aferir a sua renda.


Repórter: E isto é um direito?


Henrique Guimarães: Isto é um direito assegurado em lei, fora outros como, juros, multa de mora, ressarcimento de pagamento de corretagem, que é uma venda casada, danos morais, congelamento do saldo devedor, dentro de outros direitos que podem ser pleiteados.


Repórter: Agora Varela, outra coisa que me chamou atenção quando estávamos conversando aqui antes de entrar no ar, ele estava me dizendo que existe um número altíssimo de pessoas que são lesadas por conta deste mesmo problema.


Só o senhor atende quantas pessoas de quantos empreendimentos só para as pessoas terem uma idéia da quantidade de casos relacionados a este tema.


Henrique Guimarães: Realmente Louise este problema se tornou epidêmico, no Brasil e na Bahia também, só o nosso escritório atende mais de 40 empreendimentos com obras atrasadas.


Repórter: È isto mesmo Varela, 40 empreendimentos com obras atrasadas, que estão relacionadas apenas a ele, caso levados apenas ao seu escritório não é isso?


Henrique Guimarães: Perfeito, atendemos diariamente dezenas de clientes reclamando, passando situações, constrangimentos, dificuldades por que estão pagando aluguel e estão tendo que pagar prestação do imóvel novo, estão tendo que morar em casa de sogra e não tem onde guardar os móveis, problemas de todos os tipos.


Repórter: Varela ele me contou sobre casamentos que acabam por conta deste problema não é?


Henrique Guimarães: È verdade e não é raro ouvirmos este relato porque o imóvel era comprado com a data do casamento e com o adiamento disso, muitos problemas acontecem, até mesmo desfazimento de casamentos.


Repórter: Para tirar duvidas o senhor falou que tem um blog e outras pessoas que só quiserem tirar dúvidas, consultar e de repente ver quais são os seus direitos e a partir daí buscar seus direitos na justiça qual é o endereço deste blog?


Henrique Guimarães: www.obrasatrasadas.com.br é um blog que já conta com mais de 43 mil acessos de todo o Brasil esclarecendo aos consumidores a cerca de seus direitos.


Repórter: O senhor pode repetir o endereço?


Henrique Guimarães: www.obrasatrasadas.com.br.


Repórter: Ok, muito obrigada doutor muito bom dia. Varela voltamos ao estúdio é com você.


Apresentador: Louise você está me ouvindo bem?


Repórter: Sim Varela.


Apresentador: Quando eu não quero ir à sua casa eu invento que a ultima vez que eu fui lá o feijão estava salgado entendeu? O casamento não acaba por causa de apartamento não, quando se ama vai até para debaixo da ponte.


Repórter: È até melhor acabar antes, de repente ter que se mudar para a casa nova ai acabar depois.


Na seção das nossas “Áreas de Atuação” você encontra links que direcionam para todas as áreas atendidas pelo escritório da Henrique Guimarães Advogados Associados. Visite as seções desejadas, como: Direito Imobiliário, Direito Bancário e Financeiro, Direito Penal Empresarial, Direito Empresarial, Direito Civil, Direito da Saúde, entre outras áreas de atuação.



Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

Deixe seu comentário


Envie uma mensagem...