Cuidados com compras pela internet

Cuidados com compras pela internet

Advogado especialista e membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-BA, fala ao Bahia…

Advogado especialista e membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-BA, fala ao Bahia Record sobre cuidados com compras pela internet. (06/12/11).



Apresentadora: Festas de fim de ano chegando e o fluxo de consumidores nos shoppings e centros comerciais aumentam e muito. A saída para evitar os transtornos com as lojas cheias pode ser comprar pela internet, só que o comércio requer cuidados, muita gente que adquiriu produtos e serviços pela rede sofre até hoje com os prejuízos


Repórter: Nas ruas e shoppings de Salvador é fácil encontrar pessoas com certa resistência em fazer compras pela internet.


Entrevistado 1: Eu acho arriscado comprar pela internet e demora um pouquinho.


Repórter: Você prefere comprar assim ou pela internet?


Entrevistado 2: Assim. A gente está vendo, está pegando o material, vendo a qualidade.


Repórter: E pela internet?


Entrevistado 2: Pela internet a gente não sabe e pode estar comprando o certo pelo duvidoso.


Repórter: Mas apesar da desconfiança o numero de adeptos do comércio virtual cresce a cada dia.


Costuma fazer compras pela internet?


Entrevistado 3: Já fiz.


Repórter: Teve algum arrependimento?


Entrevistado 3: Não, comigo foi tudo bem graças a Deus.


Repórter: Vai fazer alguma compra pela internet neste natal?


Entrevistado 3: Quem sabe? Acredito que sim, pois estou com o tempo corrido.


Repórter: A decisão de comprar ou não pela internet envolve alguns fatores. De acordo com os especialistas um dos inibidores é a falta de segurança.


Márcio teve um prejuízo de mais de R$ 3.000,00 e a viajem dos sonhos com a família para a Argentina não vai mais acontecer, porque a agência encerrou o contrato com o site de compras coletivas. Resultado, para sair do Brasil o comerciante vai ter que pagar outro pacote e ele agora pretende reclamar na justiça.


Entrevistado 4: È o único caminho legal que eu posso tomar, pelos meios comuns que eu já tomei e não consegui nada. Eles nos trouxeram problemas muito sérios, problemas de saúde, emocional e de ordem financeira também.


Repórter: Este advogado especialista em defesa do consumidor conhece bem a história, quase metade dos clientes dele já teve algum problema com compras pela internet. Por isso para evitar dores de cabeça no futuro fique atento as orientações.


Henrique Guimarães: Fazer uma pesquisa na internet para fiscalizar se existem queixas, reclamações em sites de relacionamento como: ‘Proteste Aqui’, ‘Reclame Aqui’, enfim de situações já com problemas de relação a aquela empresa.


Você deve observar se o site tem registro de segurança, deve buscar reunir todos os elementos de provas que aquele site puder disponibilizar, recibo se for o caso, fazer impressão da tela do site, também utilizada com meio de prova. Então se cercando destes elementos básicos principais você terá grandes chances de evitar maiores problemas nas suas compras pela internet.


Na seção das nossas “Áreas de Atuação” você encontra links que direcionam para todas as áreas de atuação do Henrique Guimarães Advogados Associados. Visite as seções desejadas, como: Direito do Consumidor, Direito Bancário e Financeiro, Direito Empresarial, Direito Imobiliário, Direito Civil, Direito Tributário, entre outros.



Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

Deixe seu comentário


Envie uma mensagem...