Saiba quando o direito do bancário é violado
Embora os bancários tenham conquistados os seus direitos, as empresas e bancos podem não cumprir…Embora os bancários tenham conquistados os seus direitos, as empresas e bancos podem não cumprir com as suas obrigações, o que prejudica os funcionários e gera diversos conflitos. Sendo assim, a advocacia especializada no direito trabalhista do bancário possui um papel relevante para evitar o descumprimento das leis e garantir os direitos desses trabalhadores.
Um dos principais direitos do bancário é a sua jornada de seis horas, que deve ser cumprida e, no entanto, esse direito tem sido violado.Frequentemente, ocorrem reduções salariais que motivam o bancário a recorrer na justiça do trabalho. Além disso, o empregador pode usar o argumento de que o bancário deve trabalhar mais do que a hora de jornada de seis horas quando este assume um falso cargo de confiança.
Existe também uma violação do sistema de ponto do trabalhador, o que deveria comprovar a hora que este chega e sai do trabalho. Entretanto, pode ocorrer de não constar a verdadeira jornada de trabalho nesse sistema, o que desencadeia frustrações e conflitos, levando o funcionário a procurar a justiça. Assim, Aloysio Corrêa da Veiga afirma:
Esses são alguns dos motivos que os bancários podem vivenciar, sendo estes prejudicados pelo empregador que nega os seus direitos. Se o trabalhador enfrenta alguns desses problemas, aconselha-se a procura de um bom advogado para requerer pelos seus direitos.
Referência: VEIGA, Aloysio Corrêa. JORNADA ESPECIAL DOS BANCÁRIOS. Rev. TST, Brasília, vol. 75, no 2, abr/jun 2009
Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados