4 direitos do bancário que você precisa saber

4 direitos do bancário que você precisa saber

Para requerer pelos seus direitos, o bancário precisa conhecê-los, por isso é importante destacar alguns…

Para requerer pelos seus direitos, o bancário precisa conhecê-los, por isso é importante destacar alguns direitos que se encontram na CLT para os trabalhadores dessa categoria.

 

Conheça 4 direitos do bancário

1 – Bancária tem direito a 15 minutos de descanso antes da jornada extra

De acordo com o artigo 384 da CLT, as mulheres bancárias possuem o direito de 15 minutos de descanso quando realizam a jornada extra. Antes do início da jornada extraordinária essa pausa para descansar é obrigatória, pois é referente a preservação da saúde da mulher.

 

2 – Direito a equiparação salarial

O Artigo 461 da CLT garante a equiparação salarial para o funcionário bancário. O objetivo é a igualdade em relação ao salário, sendo a função idêntica, que é prestada ao mesmo empregador, sem distinção do sexo, nacionalidade e idade.

 

3- Bancários que trabalham mais de seis horas tem direito a horas extras

É direito do bancário a jornada de seis horas diárias, que se caracteriza em trinta horas semanais. Se o limite da jornada de trabalho ultrapassa, o empregador deve pagar horas extras.

 

4- O Bancário endividado não pode ser demitido por justa causa

Desde que o artigo 508 da CLT foi revogado pela Lei 12.347/2010 que a inadimplência do empregado bancário não pode ser considerada como justa causa para demissão.


Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

Deixe seu comentário