Atraso de Vôo para Bahia Record

Atraso de Vôo para Bahia Record

Henrique Guimarães, advogado especialista em direito do consumidor, fala ao Bahia Record sobre o tema…

Henrique Guimarães, advogado especialista em direito do consumidor, fala ao Bahia Record sobre o tema atraso de vôos.



Transcrição da Entrevistas: Atraso de Vôo para Bahia Record

Tempo total da entrevista: 04:44 minutos


Apresentador: Tumulto no aeroporto Internacional de Salvador, clientes da empresa aérea Gol esperaram quase oito horas para embarcar para o Rio de Janeiro.


Apresentadora: E eles ficaram revoltados Marcos, com a falta de informações. Os passageiros protestaram em frente ao balcão da companhia.


Repórter 1: O check-in estava marcado para as 3h:25min da manhã, mas quando os passageiros do vôo 1271 da Gol com destino ao Rio de Janeiro chegaram ao aeroporto de Salvador, veio à primeira informação da companhia aérea.


Entrevistada 1: No início eles não tinham muita informação e falaram para a gente que o vôo estava atrasado, depois falaram que tinha problema de teto no Rio de Janeiro, por isso que estava atrasado, que tinha problemas de tempo e ficaram dando desculpas. Colocaram a gente em outro vôo, o 9031.


Repórter 1: Faltando 10 minutos para o embarque, uma nova informação.


Entrevistado 2: Disseram que a gente só iria embarcar às 16h:45min no vôo da TAM, esse era o plano A, e o plano B seria transladar a gente para um hotel para podermos ficar lá até o horário do embarque.


Repórter 1: Um passageiro gravou no celular o momento exato em que um funcionário da Gol fez o anuncio que gerou confusão.


Voz do funcionário da empresa no vídeo: A aeronave é a mesma que estava ai o que faltou foi a tripulação.


Voz de um passageiro no vídeo: A minha equipe de informática teve o trafego aéreo no aeroporto do Galeão. Não bote culpa no trafego aéreo não, que não é trafego aéreo. Isso é desorganização de vocês.


Repórter 1: E a confusão se estendeu para o balcão do check-in.


Entrevistada 3: Eu teria que estar em uma reunião extraordinária hoje para todos os professores do município do Rio de Janeiro e em função disso como eu vou levar uma falta grave, para eu tirar uma licença especial que é um direito de todo servidor público, vai começar a contar novamente a partir de hoje mais cinco anos.


Repórter 1: Desde Junho deste ano entraram em vigor as novas regras estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil, (ANAC), para as companhias aéreas poderem operar no Brasil. O objetivo era justamente proteger os consumidores e obrigar as empresas a cumprirem os horários de vôos.


Entrevistado 4: Precisa mudar muito, melhorar muito e nós ainda ficamos a mercê do que eles querem fazer, o exemplo está ai desde 3h30min da manhã aqui e até agora não tomaram uma posição.


Apresentador: A situação é realmente complicada e a gente continua falando sobre este assunto, você que usa o serviço aéreo sabe quais são os seus direitos? Você Carol sabe o que determina estas novas regras da ANAC? È complicado e é muita coisa.


Apresentadora: È verdade é muito complicado, são muitas determinações e não dá para lembrar tudo, principalmente em uma situação dessas e muitas vezes deixamos de exigir o que nos assegura a lei simplesmente pela falta de informação, mas nós vamos conversar agora ao vivo com o repórter Celso Duran.


Celso boa noite, que direitos os passageiros tem em casos como estes mostrados na reportagem?


Repórter 2: Boa noite Carolina, Marcos, boa noite a todos. Entre as novas regras que entraram em vigor em Junho da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, tem ai o direito ao passageiro após uma hora de atraso de ter acesso à internet e ao telefone. Após duas horas ter direito a alimentação e após quatro horas ter direito a hospedagem e até reembolso da passagem.


Sobre como conseguir tudo isto nós vamos conversar aqui com Henrique Guimarães, que é advogado especialista em direito do consumidor. Henrique além de todos estes benefícios é possível também e é preciso agora que as companhias aéreas dêem informações aos passageiros é isto? Boa noite.


Henrique Guimarães: Boa noite. Com esta regulamentação nova as companhias aéreas são obrigadas a prestarem informações aos consumidores todas as vezes que houver problemas nos vôos. Informações como que tipo de problema, o que está sendo feito e qual é a estimativa de solução.


Repórter 2: Tem também ai uma questão do reembolso, até quatro horas de atraso, depois de quatro horas a pessoa tem direito, de que forma fazer isto.


Henrique Guimarães: È isto mesmo, toda vez que a espera exceder a quatro horas o consumidor pode optar por ser recolocado em algum vôo da mesma companhia ou outra companhia que vá para o mesmo destino, ou se não desejar mais aquela passagem poderá solicitar o reembolso na companhia que deverá ser feito de imediato.


Repórter 2: Muito obrigado e em outros casos é preciso procurar a delegacia de direito ao consumidor. A INFRAERO informou que estes atrasos que nós vimos ai, atingiram mais da metade dos 538 vôos programados da Gol e a Gol informou que foi em função de um atraso na sexta-feira, uma transferência de Guarulhos para São Paulo lá nos aeroportos de São Paulo, Marcos.


Apresentador: Obrigado Celso.


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Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

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