Saiba os direitos dos bancários

Saiba os direitos dos bancários

Com a greve dos bancários que já completou trinta dias e superou a de 2004,…

Com a greve dos bancários que já completou trinta dias e superou a de 2004, o assunto mais discutido tem sido o motivo da paralisação. Outro aspecto é sobre os direitos desses profissionais. Se o banco não cumpre ou não atende as necessidades dos funcionários, provavelmente gera conflitos e greves em prol de mudanças. Para evitar transtornos futuros é importante ressaltar os principais direitos dos bancários, que são:


Jornada de trabalho

É direito do bancário trabalhar seis horas por dia, no total de trinta horas semanais com a exceção dos sábados. Assim, encontra-se na CLT:


Art. 224 – A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana. (Redação dada pela Lei nº 7.430, de 17.12.1985)


Intervalo de intrajornada

Conforme o art. 71 da CLT, o bancário possui o direito do intervalo de 1 hora durante sua jornada de trabalho.


Cargo de confiança

A justiça do Trabalho reconhece que o banco sonega o direito do bancário quando este assume a gerência, ou seja, algum cargo de confiança, sendo ignorado o pagamento das horas extras trabalhadas.


Auxilio alimentação

É um direito do bancário receber o auxílio alimentação, que deve ser pago antecipadamente e mensalmente, no último dia útil do mês.


Comissão

O bancário tem o direito de receber comissões quando este realiza vendas e o banco não pode negar esse pagamento.


Repouso semanal renumerado

Assim como todos os trabalhadores, o bancário também possui o direito ao repouso semanal renumerado, principalmente nos domingos, feriados civis, religiosos e etc.

Se você possui alguma dúvida sobre direito dos bancários, agende uma consulta com nosso advogado especializado em direito dos bancários.

Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

Deixe seu comentário