Como Consultar SPC Serasa ou SCPC

Muitas pessoas têm dúvidas de como consultar o SPC Serasa e verificar as restrições de crédito que constam vinculadas ao seu CPF.


Em primeiro lugar, é bom deixar claro que não há como saber gratuitamente se seu nome consta no SPC, SERASA ou no SCPC (Boa Vista Serviços) em consultas pela internet, e-mail ou por telefone. Isso porque as consultas a esses sistemas são pagas e não teria como uma empresa executar essa consulta sem cobrança. Portanto, se você recebeu um e-mail ou viu um anúncio oferecendo consulta “gratuita”, pode ser um golpe.


É válido lembrar que empresas como SPC, SERASA ou SCPC só entram em contato através de carta timbrada, nunca por telefone ou e-mail. Muito cuidado com anúncios ou e-mails que dizem que seu nome consta nos cadastros, não clique neles, pois pode acabar infectando seu computador com um vírus que pode destruir seus arquivos ou roubar seus dados.


como consultar spc serasa

Para consultar gratuitamente e saber se seu nome está incluído no PSC, SERASA ou SCPC e qual a empresa responsável pelo registro, você deve comparecer pessoalmente a uma central de atendimento munido de um documento com foto e o CPF. Caso não seja possível comparecer pessoalmente, outra pessoa pode solicitar a consulta desde que tenha em mãos seu documento e uma procuração com a assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar tal consulta.


O advogado James Robinson Correia de Santa Catarina, esclarece que consultas ao SERASA também podem ser realizadas através de carta com aviso de recebimento. Para isso, basta enviar requerimento com firma reconhecida e cópia da identidade e CPF, que a empresa responde, também por carta em um prazo médio de 10 dias.


Endereços dos postos de atendimento


– SPC: devem ser solicitados nas Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de cada cidade ou através do site http://www.renic.com.br


– SERASA: através do endereço eletrônico http://www.serasaexperian.com.br/serasaexperian/agencias/atendimento/


– SCPC: através do endereço eletrônico www.boavistaservicos.com.br


Fonte: Endividado