Material Escolar e os Abusos mais Comuns

Material Escolar e os Abusos mais Comuns

Henrique Guimarães, advogado especialista em defesa do consumidor fala sobre material escolar e os abusos…

Henrique Guimarães, advogado especialista em defesa do consumidor fala sobre material escolar e os abusos mais comuns.




TRANSCRIÇÃO: Material Escolar e os Abusos mais Comuns

Apresentadora: Entre os já conhecidos gastos de todo inicio de ano o com certeza um dos mais temidos pelos pais é o da lista de material escolar dos filhos. Além da pesquisa pelo melhor preço é bom verificar se todos os produtos exigidos pelas escolas são mesmo de responsabilidade dos alunos.


Repórter: Marcos e a mulher saíram para comprar o material escolar dos filhos de 7 e 13 anos, esta é a sexta loja que eles entraram durante a semana, o pai garante que vale apena pesquisar.


Entrevistado 1: Depende do produto, mais chega até 40, 60% de diferença.


Repórter: Então compensa andar?


Entrevistado 1: Com certeza.


Repórter: Fabíola também encontrou diferença nos preços.


Entrevistado 2: Tem produtos de R$2,99 aqui e em outra loja custa R$ 12,99 é o mesmo produto com a mesma marca.


Repórter: Para não gastar mais do que o previsto Fabíola decidiu vir sem o filho, ela afirma que a presença dos pequenos pode fazer uma grande diferença no orçamento.


Entrevistado 2: Se trouxer criança minha filha, dobra, triplica. O conselho que eu dou é não levar criança.


Repórter: Com ou sem os filhos por perto os pais vão gastar mais este ano para comprar os itens exigidos pelas escolas, o maior aumento está nos livros didáticos, que subiram cerca de 10%. Este advogado especialista em direito do consumidor alerta para algumas práticas comuns em colégios de todo o país.


Henrique Guimarães: Deve-se estar atento para alguns itens que não poderão fazer parte da lista de materiais escolares, dentre os quais, por exemplo, aqueles materiais que são de uso da própria instituição de ensino como: Material de limpeza, cartucho de impressora, papel fax, este tipo de coisa porque eles já fazem parte do custo operacional da empresa, você já está pagando por ele quando você paga a mensalidade escolar.


Então quando você coloca na lista de materiais escolares, você está fazendo com que o aluno esteja pagando duas vezes por aqueles itens.


Na seção das nossas “Áreas de Atuação” você encontra links que direcionam para todas as áreas atendidas pelo escritório da Henrique Guimarães Advogados Associados. Visite as seções desejadas, como: Direito do Consumidor, Direito Bancário e Financeiro, Direito Penal Empresarial, Direito Empresarial, Direito Civil, Direito da Saúde, entre outras áreas de atuação.



Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

Deixe seu comentário


Envie uma mensagem...