Nova Lei dos Consórcios

Nova Lei dos Consórcios

Henrique Guimarães, advogado especialista, esclarece sobre a abrangência da nova lei dos consórcios. Transcrição da…

Henrique Guimarães, advogado especialista, esclarece sobre a abrangência da nova lei dos consórcios.



Transcrição da Entrevista: Nova Lei dos Consórcios

Tempo total da entrevista: 02:09 minutos


Apresentadora: O TVE Notícias desta terça-feira, 3 de fevereiro, começa agora. Mudança na lei dos consórcios, as novas regras passam a valer a partir desta sexta-feira, por esta modalidade o consumidor pode agora adquirir serviços como cirurgia plástica. A outra novidade é a possibilidade da utilização da carta de crédito para quitar financiamentos.


Repórter: A nova regulamentação dos consórcios começa a valer a partir da próxima sexta-feira, a principal mudança altera a forma de devolução do dinheiro em caso de desistência do cliente.


Entrevistado: O cliente que hoje por algum motivo deixa de pagar as suas mensalidades e para de pagar o seu consórcio, antigamente ele só receberia este valor no final do plano e hoje ele vai concorrer mensalmente aos sorteios e sendo sorteado ele vai ter direito a resgatar este valor que foi pago para ele.


Repórter: Com as novas regras as administradoras de consórcio vão poder oferecer além de imóveis e veículos, serviços na área de saúde, como implantes dentários e cirurgias plásticas e na área de educação como cursos no exterior.


Outra novidade é que uma vez contemplado o consumidor vai poder utilizar a carta de crédito para quitar dividas de financiamento bancários. Para este especialista em defesa do consumidor a medida trás mais segurança, porque os consórcios passam a ser fiscalizados diretamente pelo Banco Central, mas é preciso ter cuidado antes de assinar o contrato.


Henrique Guimarães: Ele deve primeiro buscar informações da administradora de consórcio junto ao Banco Central. Buscar investigar a regularidade desta empresa, buscar se possível informações no mercado, buscar informações dentro do poder judiciário para que ele possa saber da regularidade e da idoneidade da empresa que ele estará contratando.


Na seção das nossas “Áreas de Atuação” você encontra links que direcionam para todas as áreas atendidas pelo escritório da Henrique Guimarães Advogados Associados. Visite as seções desejadas, como: Advogado de Direito do Consumidor, Advogado de Direito Financeiro, Advogado para Direito Trabalhista, Advogado de Direito Civil e Advogado de Direito Bancário.



Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

Deixe seu comentário


Envie uma mensagem...