Atraso de Vôo para Bahia Record

Atraso de Vôo para Bahia Record

Henrique Guimarães, advogado especialista em direito do consumidor, fala ao Bahia Record sobre o tema…

Henrique Guimarães, advogado especialista em direito do consumidor, fala ao Bahia Record sobre o tema atraso de vôos.



Transcrição da Entrevistas: Atraso de Vôo para Bahia Record

Tempo total da entrevista: 04:44 minutos


Apresentador: Tumulto no aeroporto Internacional de Salvador, clientes da empresa aérea Gol esperaram quase oito horas para embarcar para o Rio de Janeiro.


Apresentadora: E eles ficaram revoltados Marcos, com a falta de informações. Os passageiros protestaram em frente ao balcão da companhia.


Repórter 1: O check-in estava marcado para as 3h:25min da manhã, mas quando os passageiros do vôo 1271 da Gol com destino ao Rio de Janeiro chegaram ao aeroporto de Salvador, veio à primeira informação da companhia aérea.


Entrevistada 1: No início eles não tinham muita informação e falaram para a gente que o vôo estava atrasado, depois falaram que tinha problema de teto no Rio de Janeiro, por isso que estava atrasado, que tinha problemas de tempo e ficaram dando desculpas. Colocaram a gente em outro vôo, o 9031.


Repórter 1: Faltando 10 minutos para o embarque, uma nova informação.


Entrevistado 2: Disseram que a gente só iria embarcar às 16h:45min no vôo da TAM, esse era o plano A, e o plano B seria transladar a gente para um hotel para podermos ficar lá até o horário do embarque.


Repórter 1: Um passageiro gravou no celular o momento exato em que um funcionário da Gol fez o anuncio que gerou confusão.


Voz do funcionário da empresa no vídeo: A aeronave é a mesma que estava ai o que faltou foi a tripulação.


Voz de um passageiro no vídeo: A minha equipe de informática teve o trafego aéreo no aeroporto do Galeão. Não bote culpa no trafego aéreo não, que não é trafego aéreo. Isso é desorganização de vocês.


Repórter 1: E a confusão se estendeu para o balcão do check-in.


Entrevistada 3: Eu teria que estar em uma reunião extraordinária hoje para todos os professores do município do Rio de Janeiro e em função disso como eu vou levar uma falta grave, para eu tirar uma licença especial que é um direito de todo servidor público, vai começar a contar novamente a partir de hoje mais cinco anos.


Repórter 1: Desde Junho deste ano entraram em vigor as novas regras estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil, (ANAC), para as companhias aéreas poderem operar no Brasil. O objetivo era justamente proteger os consumidores e obrigar as empresas a cumprirem os horários de vôos.


Entrevistado 4: Precisa mudar muito, melhorar muito e nós ainda ficamos a mercê do que eles querem fazer, o exemplo está ai desde 3h30min da manhã aqui e até agora não tomaram uma posição.


Apresentador: A situação é realmente complicada e a gente continua falando sobre este assunto, você que usa o serviço aéreo sabe quais são os seus direitos? Você Carol sabe o que determina estas novas regras da ANAC? È complicado e é muita coisa.


Apresentadora: È verdade é muito complicado, são muitas determinações e não dá para lembrar tudo, principalmente em uma situação dessas e muitas vezes deixamos de exigir o que nos assegura a lei simplesmente pela falta de informação, mas nós vamos conversar agora ao vivo com o repórter Celso Duran.


Celso boa noite, que direitos os passageiros tem em casos como estes mostrados na reportagem?


Repórter 2: Boa noite Carolina, Marcos, boa noite a todos. Entre as novas regras que entraram em vigor em Junho da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, tem ai o direito ao passageiro após uma hora de atraso de ter acesso à internet e ao telefone. Após duas horas ter direito a alimentação e após quatro horas ter direito a hospedagem e até reembolso da passagem.


Sobre como conseguir tudo isto nós vamos conversar aqui com Henrique Guimarães, que é advogado especialista em direito do consumidor. Henrique além de todos estes benefícios é possível também e é preciso agora que as companhias aéreas dêem informações aos passageiros é isto? Boa noite.


Henrique Guimarães: Boa noite. Com esta regulamentação nova as companhias aéreas são obrigadas a prestarem informações aos consumidores todas as vezes que houver problemas nos vôos. Informações como que tipo de problema, o que está sendo feito e qual é a estimativa de solução.


Repórter 2: Tem também ai uma questão do reembolso, até quatro horas de atraso, depois de quatro horas a pessoa tem direito, de que forma fazer isto.


Henrique Guimarães: È isto mesmo, toda vez que a espera exceder a quatro horas o consumidor pode optar por ser recolocado em algum vôo da mesma companhia ou outra companhia que vá para o mesmo destino, ou se não desejar mais aquela passagem poderá solicitar o reembolso na companhia que deverá ser feito de imediato.


Repórter 2: Muito obrigado e em outros casos é preciso procurar a delegacia de direito ao consumidor. A INFRAERO informou que estes atrasos que nós vimos ai, atingiram mais da metade dos 538 vôos programados da Gol e a Gol informou que foi em função de um atraso na sexta-feira, uma transferência de Guarulhos para São Paulo lá nos aeroportos de São Paulo, Marcos.


Apresentador: Obrigado Celso.


Na seção das nossas “Áreas de Atuação” você encontra links que direcionam para todas as áreas atendidas pelo escritório da Henrique Guimarães Advogados Associados. Visite as seções desejadas, como: Advogado de Direito do Consumidor, Advogado de Direito Civil e Advogado de Direito Bancário, Advogado de Direito Imobiliário, Advogado para Direito Trabalhista.



Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

Deixe seu comentário


Envie uma mensagem...