Atraso de Entrega de Apartamento PDG

Atraso de Entrega de Apartamento PDG

Mais uma vitória do escritório Henrique Guimarães Advogados Associados. Liminar determina que a PDG pague…

Mais uma vitória do escritório Henrique Guimarães Advogados Associados. Liminar determina que a PDG pague alugueis mensais ao consumidor pelo período de atraso nas obras do empreendimento IKE em Salvador Bahia. Consumidores adquirentes de apartamentos da PDG protestando pelo atraso na entrega dos imóveis comprados na planta. BAHIA RECORD 20/03/2012 com Paulo Lawinscky.



Entrevista: Atraso de Entrega de Apartamento PDG

Apresentadora: E o sonho da casa própria tem se tornado um pesadelo para muitas famílias em Salvador que desejam sair do aluguel Juca.


Apresentador: Pois é Carol, em alguns casos a espera pelo imóvel comprado na planta chega até á cinco anos, como mostra a reportagem de Paulo Lawinsck.


Repórter: Rafael adiou a data do casamento porque a construtora ainda não entregou o apartamento comprado na planta em 2009. O atraso já completou 18 meses


Entrevistado 1: Eu estou a dois anos tentando casar, estou querendo ficar noivo, as alianças estão em casa, mas não tenho a onde morar. Não tenho condições de bancar um aluguel e bancar os pagamentos que tenho que fazer para a construtora.


Repórter: Este funcionário público já é casado e mora de aluguel, ele também sofre com a espera do imóvel comprado em outro empreendimento da mesma construtora.


Entrevistado 2: Hoje eu pago aluguel, isto onera pra mim mais despesas e problemas, paralelo a isto o saldo devedor está aumentando e eu não optei pelo financiamento pela compradora, optei pelo financiamento bancário, mas o meu saldo devedor somente neste mês aumentou R$ 4.000,00.


Repórter: A construtora acusada de não entregar a obra no prazo tem empreendimentos inacabados na Avenida Paralela e no bairro de Brotas. As obras deveriam ser entregues no ano passado, mas a conclusão foi adiada para o início de 2013, são mais de 200 proprietários prejudicados, um problema que não é exclusivo de uma só empresa.


Uma das justificativas apresentadas pelas construtoras para o atraso nas obras é a condição e o estado do clima. De acordo com as empreiteiras a chuva paralisa a construção o que reflete na entrega do imóvel, tanto que existe uma cláusula no contrato que prevê uma carência de seis meses para a entrega das chaves, mas em muitos casos este prazo também não é cumprido.


Esta advogada calcula que mais de 50% das obras na capital baiana são entregues fora do prazo. Ela recomenda um acordo entre as partes antes de procurar a justiça.


Advogada Fernanda Lima: Às vezes acontecem atrasos legais, vamos dizer: chuva atrasa e ai a obra não pode continuar e é necessário se estender, então ás vezes é necessário que se tenha um pouco mais de cuidado para que não vá direto a justiça se é uma coisa que pode ser resolvida de uma maneira mais tranqüila.


Repórter: Este outro advogado fez um blog para orientar vítimas do atraso na entrega de imóveis. Henrique Guimarães alerta para os cuidados antes de fechar o contrato da casa própria.


Henrique Guimarães: O consumidor ele pode buscar informações na internet, em sites de reclamação para saber se aquela construtora da qual ele pretende adquirir um imóvel se ela tem histórico em atrasar a entrega dos seus empreendimentos, isto é uma ferramenta importante para ele saber como é que aquela construtora se procede no mercado.


Repórter: Sem acordo com a construtora que adiou por duas vezes a entrega do apartamento, Leandro procurou a justiça e ganhou o direito de ter o aluguel pago pela empresa.


Entrevistado 3: Aliviou, infelizmente é preciso entrar na justiça para recorrer os nossos direitos, porque a construtora estava sendo intransigente e não está garantindo este direito mínimo dos moradores, que seria fazer o pagamento do aluguel para sanar o mínimo dos danos que ela tem causado aos seus clientes.


Na seção das nossas “Áreas de Atuação” você encontra links que direcionam para todas as áreas atendidas pelo escritório da Henrique Guimarães Advogados Associados. Visite as seções desejadas, como: Direito Imobiliário, Direito Bancário e Financeiro, Direito Penal Empresarial, Direito Empresarial, Direito Civil, Direito da Saúde, entre outras áreas de atuação.



Publicado por Henrique Guimarães Advogados Associados

Deixe seu comentário


Envie uma mensagem...